As regras de prioridade surf/bodyboard

O surf e o bodyboard são bem conhecidos como esportes livres. No entanto, existem algumas regras de prioridades uma vez na água.
Os objetivos são sempre de evitarem-se acidentes e respeitar as ondas de cada um.
É claro que a regra mais importante é a da boa educação e da cortesia.

 

Regra n° 1: as áreas de banho

É altamente desaconselhado e proibido surfar seja em bodyboard, surf ou SUP em áreas reservadas para banhistas. Estas áreas, geralmente vigiadas por salva-vidas da SNSM são delimitadas por bandeiras coloridas. Evitar estas áreas é evitar os riscos de colisões e acidentes. 

 


 


 


 

Regra n° 2: prioridade na onda

O surfista com a prancha de surf verde que está localizado mais perto da crista da onda, chamada "crista" é considerado como prioritário em relação ao da prancha vermelha. Esta prioridade será mantida para toda a duração da onda, outros surfistas como o vermelho não deve começar a onda.

 

Regra n° 3: mostrar nossa direção sobre a onda

Quando uma onda vai, ao mesmo tempo, para a esquerda de para a direita, então dois surfistas têm a prioridade. O essencial é se comunicar entre si para identificar a sua intensão de ir para a esquerda ou para a direita. O ideal é mostrar aos outros surfistas que desejam a mesma onda, o lado para o qual você se dirige. Novamente, as palavras-chave são educação e cortesia.


 


 


 

Regra n° 4: os cruzamentos

Quando dois surfistas são levados a cruzar em uma onda que está dirigindo-se para dentro, ou seja, esquerda e direita, nenhum dos 2 de surfistas tem prioridade. Neste caso, é aconselhado aos 2 surfistas de saírem da onda o mais rapidamente possível para evitar a colisão e, consequentemente, o acidente.


 

Regra n° 5: a volta à "crista"

Uma vez que você acabou de surfar a sua onda, volte sempre contornando as ondas para não atrapalhar os outros surfistas ainda iniciantes. Quando as "linhas" das ondas são longas, passe sempre por onde a onda é menos oca (onde não existe surfista atuando) para evitar qualquer colisão e, então, o acidente.


 

Regra n° 6: Queda na zona de impacto


No caso de queda na "zona de impacto" (o lugar onde as ondas se quebram), não tente voltar reto em direção á "crista". Espere, em primeiro lugar, que passem as séries restantes na espuma, enquanto segura a sua prancha e, em seguida, volte para a "crista" contornando as ondas como descrito acima.


Conselho:

Se acontecer de você "perder" a sua prioridade para outro um surfista sem perceber, é aconselhável sair da onda mais rapidamente possível. Você vai encontrar essas regras de prioridade em painéis nos acessos à praia ou nas escolas de surf.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
HAUT DE PAGE