OS ECO-GESTOS EM MERGULHO LIVRE

O mergulho livre é uma atividade que permite descobrir a flora e a fauna com auxílio de nadadeiras, máscara e respiradores. Ainda que esta prática pareça simples e ao alcance do maior número, dispõe de pontos de vigilância para preservar o meio ambiente. 

Para tal, recorremos ao Atelier Azul que é um centro aprovado e permanente de iniciativas para o meio ambiente. Intervêm há 25 anos na educação e no meio marinho e costeiro do mediterrâneo. Participam numa gestão sustentável do território, e trabalham para a preservação do meio marinho pela educação, sensibilização, mediação e formação profissional.

eco geste randonnee palmee

Aqui estão alguns exemplos das atitudes a respeitar em mergulho livre para preservar nosso meio ambiente.

-          Não jogue lixo no mar ou nas margens: pense em algo para os armazenar e os deixar num lugar certo, respeitando as instruções para reciclagem.

-       Usando leites solares em vez dos óleos não solúveis na água, você protege não só sua pele como seu meio ambiente.

-          Para proteger o meio ambiente, não alimente os peixes e evite qualquer contato com o fundo do mar (golpes com as nadadeiras, pedras remexidas, capturas de espécies): observe, fotografe mas não toque.

-          para diminuir seu impacto, escolha uma zona de acesso ao mar adaptada. Deixe seu barco ancorado numa boia prevista para tal, ou prefira uma zona arenosa.

-          Informe-se sobre as datas e os locais autorizados para mergulho e pesca submarina. Respeite as espécies protegidas, os tamanhos mínimos de captura e o equipamento autorizado (informações junto das Autoridades Marítimas e das capitanias)

-          Vários produtos de uso corrente podem ser perigosos para o meio ambiente (combustíveis, óleo...). Prefira lavagens com água, limite as quantidades de produtos utilizados e utilize sistematicamente os locais apropriados para a lavagem do seu barco.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
HAUT DE PAGE