Como escolher seu SUP - Stand-up-paddle

Comment choisir son SUP - Stand-up-paddle

Escolher bem seu SUP (Stand-up-paddle):

no que diz respeito a prancha, deverá avaliar:

- A dirigibilidade: depende do tamanho do shape (forma geral da prancha). Quanto menor é o tamanho, mais ela será manobrável. Em contrapartida, será menos estável e por isso pouco adaptada para principiantes. Do mesmo modo, uma prancha de forma redonda será mais manobrável mas menos estável. As pranchas de SUP mais finas e compridas serão perfeitas para praticantes desejando favorecer velocidade em vez das ondas.

- A estabilidade: depende das formas gerais da prancha. Quanto mais « volumosa » é a prancha, mais importante será a flutuação e por conseguinte mais estável será o SUP. A largura da prancha também constitui um fator para avaliar a estabilidade de uma prancha.

- A resistência: depende dos componentes e da tecnologia utilizada na prancha.

Prancha Epóxi

Prancha Poliéster

Prancha Espuma


 

Prancha concebida com uma resina de alta rigidez coberta por um verniz chamado Gel Coat. Este tipo de prancha resiste aos amassos mas sofre lascas de tinta.


 

Prancha concebida com uma resina mais macia. Este tipo de prancha sofre dos amassos mas pode ser consertada com mais facilidade ao contrário das pranchas em epóxy. O uso de tábuas de madeira também reforça a solidez da prancha.

 

Prancha concebida em espuma poliestireno. O poliestireno tem a particularidade de absorver os choques e impedir os amassos. O uso de tábuas de madeira também reforça a solidez da prancha.

- Seu nível assim como seu envolvimento na prática: um SUP em espuma será suficiente para uso recreativo e passeio. No entanto, assim que queira praticar de um modo mais esportivo e regular, um SUP em epóxi será então mais adaptado porque mais resistente e garantindo um bom deslize.

Como escolher seu remo de SUP:

Comment choisir son SUP - Stand-up-paddle

A escolha de seu remo: Se é iniciante, escolha um remo ajustável que permite mudar de tamanho em função de seu progresso. Para os praticantes experientes, é aconselhado a utilização de um remo fixo cortado ao tamanho do usuário porque é mais resistente e mais leve.
Dica: Para saber o tamanho do seu remo, em pé à sua frente, com a pá encostada no chão, a empunhadura deve chegar na parte debaixo do punho quando o braço está esticado verticalmente por cima da cabeça.

 

O transporte do seu SUP:

A capa : impedirá os choques durante o transporte do seu material. Para não sobrecarregar seu carro e assim reduzir a visibilidade da estrada é aconselhado transportar seu SUP no rack de seu carro.

Mochila estanque : para levar as suas chaves, um lanche ou uma pequena garrafa de água, a utilização de uma mochila estanque durante seus passeios revela-se prática.

Não se esqueça, para um prática em total segurança:

o leash : trata-se de um acessório de segurança que lhe permitirá recuperar com mais facilidade a sua prancha em caso de queda. O comprimento do leash no SUP deve ser de 3 metros mínimo para uma segurança máxima. Para informação, é indispensável utilizar um leash durantes seus passeios mesmo em águas calmas e sem ondas. No entanto, para uma utilização em ondas, é importante usar um leash adaptado especialmente à prática do SUP.

A parafina : É raro passar parafina no SUP porque um zona anti-derrapente foi instalada previamente para favorecer a aderência. No entanto, se não tiver zona antiderrapante ou que esta seja curta de mais, pode utilizar parafina para não escorregar durante a prática.

A camiseta anti-UV : Para se proteger dos raios do sol, é aconselhado a utilização da camiseta UV.

Considerado equipamento de praia, o SUP não é adaptado para passeios para além dos 300 metros das margens. Se não é obrigatório, o uso de um colete salva-vida é aconselhado para as pessoas que não sabem bem nadar.

Isolamento térmico: A utilização de um top térmico ou de uma roupa neoprene é indicada para praticar em águas frescas e também para se proteger do vento quando se está molhado. Último ponto, no que diz respeito aos riscos de choque térmicos, deve se molhar para prevenir choque térmico caso caia depois de ter remado muito tempo.

 

Comment choisir son SUP - Stand-up-paddle

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
HAUT DE PAGE