COMO ESCOLHER SEU EQUIPAMENTO DE SURFE PARA O INVERNO

(2)

Surfar no inverno? Mas vocês vão congelar! Não é bem assim, surfar à temperatura externa negativa e com água a 10ºC é possível! Isso só pede uma motivação e um bom equipamento bem escolhido com antecedência! A vantagem nestas condições é de poder surfar em pequenos grupos com ondas perfeitas. Para isso, deve-se estar minimamente preparado. Nós abordaremos os pontos chave para uma sessão bem-sucedida.

Antes da sessão



 

Antes de tomar qualquer iniciativa pergunte a você mesmo se sua condição física permite enfrentar os elementos, quer seja por um resfriado ou um início de angina de peito. Não se pode negligenciar sua condição física que poderia se agravar após sua sessão, por mais agradável que ela seja.

Você está em forma? OK! Surfar no inverno está, acima de tudo, na cabeça. Sua mente vai fazer a diferença nas percepções, até um ponto em que nunca “fica muito frio”, basta estar preparado para frescor revigorante da água, que seu equipamento fará o resto.

Aí está você no estacionamento, ainda bem que não deu meia volta! Então você sai do carro e vai verificar as ondas. As condições são ótimas neste mês de dezembro quando fazem 2 graus no exterior e 8 na água. Você já pode começar a se vestir.

Duas alternativas: trocar-se no seu carro com o que resta de aquecimento, só que isto exige talento de ginasta! ou então, escolher a opção “trocar-se no estacionamento”.

Para a segunda alternativa, você vai precisar de um tapete. O frio rapidamente o entorpece e o chão pode ficar muito gelado. Seu poncho  o protegerá do frio enquanto você veste a roupa de neoprene (e manterá sua privacidade).

Importante: a tecnologia das roupas modernas, agora, permite que os surfistas fiquem à vontade na água para surfar durante o inverno.
Escolha uma roupa bem grossa, conforme as temperaturas da água onde você surfa (para surfar durante o inverno na França, em geral varia de 4/3mm ou 5/4/3mm). Os 3 números indicam a espessura do neoprene no peito e nas costas, nas pernas, e nos braços. Os 2 números indicam a espessura do peito, depois a dos braços.

Se, mesmo assim, você sentir frio, acrescente um top de neoprene 0,5mm ou um de lã em contato direto com sua pele.

Proteja suas extremidades, conforme as condições do tempo, usando as luvas,as pantufase um gorro de neoprene (o gorro será muito útil em caso de brisa fresca, ou se você tiver que “furar as ondas” para atingir o pico).

Dica : caso você surfe com frequência é bom usar tampões de ouvido para evitar qualquer risco de exostose que pode ocorrer após muitos anos de prática.


 



mesmo no inverno você deve usar protetor solar. Se o tempo está ameno, sua pele não estando mais habituada aos raios solares, não hesite em aplicar no seu rosto.
Para terminar, use parafina para conseguir uma aderência ótima no seu surfe.
É claro que antes de sair de casa, você fez uma relação de seu equipamento, sobretudo, PARA NÃO ESQUECER!

- tapete
- poncho
-   roupa de neoprene
-   pantufas (é melhor levar as duas)
-   Luvas (mesma observação das pantufas)
-   Gorro
-   Top neoprene ou polar
-   tampões de ouvido
-   Protetor solar (sim !)
- Parafina (conforme a temperatura da água)

Sem esquecer sua/suas Pranchas de surfe(s)

Durante a sessão

Você está pronto, se aqueça antes de entrar na água. Além de aquecer os músculos, o neoprene é um ótimo isolante térmico que o aquecerá.

Uma vez na água, você vai sentir um frio intenso. Nos primeiros mergulhos de cabeça, você poderá sentir “um ferro na cabeça”, não tenha medo, seu cérebro não congela...é seu corpo que está se adaptando à temperatura da água. Depois de uns dez minutos, você se adaptará.

Se esta sensação persistir, e fizer você ver estrelas, fique perto da beirada e não hesite em voltar para a praia caso não se sinta bem. Seu corpo só precisará de alguns minutos a mais para se adaptar.
Por isso é altamente recomendável surfar em grupo - para se vigiarem entre si (isso também se aplica na prática do surfe no verão).
Recomendação : Sinta seu corpo durante sua sessão e não o force acima de seus limites, mesmo que sua sessão só tenha durado 45 minutos já é o bastante.

Cuidado com anoitecer. Pois, quando surfamos no inverno, ele pode chegar mais rápido e cedo do que imaginamos.

Depois da sessão

Pronto, você está orgulhoso e feliz de ter conseguido aproveitar as ondas de inverno! Mas ainda não acabou! Agora é preciso se trocar:
Durante o inverno, tente se proteger ao máximo do vento para evitar um golpe de ar. Para ser eficaz, prepare com antecedência suas roupas de reposição (camiseta do lado certo, calça no lugar certo...).

Dica: Leve uma garrafa com água quente antes de surfar, pois ela será útil para aquecer suas mãos e seus pés (que podem estar dormentes)!
Não hesite em se cobrir bem o mais rápido possível (jaqueta de lã, jaqueta à prova de vento, meias grossas...)
Seque bem seus cabelos e ponha um gorro ou um capuz para limitar as perdas de calor pela cabeça.
Por fim, a garrafa térmica com café, chá ou chocolate quente (para compartilhar)! Isso vai aquecê-lo e você poderá encerrar sua sessão com seus amigos em um ambiente amigável!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
HAUT DE PAGE