Como escolher seu colete equilibrador para mergulho?

 

O colete equilibrado tem funções principais diferentes: pois é importante de o escolher bem. Para esta escolha, é necessário conhecer os critérios objetivos de qualidade de um colete equilibrador assim como escolher o tipo de colete mais adaptado para sua prática.


 

As principais funções do colete equilibrador: 


- Prender o cilindro ao corpo do mergulhador, graças à um « back pack » com cinto integrado no colete.

- Auxiliar a flutuabilidade do mergulhador à superfície como debaixo da água insuflando o ar contido no cilindro (graças a traqueia) ou o expulsando pelos diversos pontos de purga.

- Permite compensar a perda ou o ganho de flutuabilidade da roupa devidos à pressão da água, flutuar na superfície antes e depois do mergulho ou se colocar em segurança.

- Permitir fixar ou guardar material graças aos anéis ou aos bolsos.


 

Os critérios objetivos para escolher seu colete equilibrador:


 

 A flutuabilidade:

Faça um teste do seu colete inflando-o, isto permitirá avaliar sua eficiência. O acesso aos instrumentos deve ser o mais simples possível, sobretudo para o inflador, as purgas e as anéis.


 

 O conforto:

Os back packs são rígidos, alguns acolchoados providenciam conforto evidente. É importante escolher um colete equilibrador adaptado a sua morfologia, o que é o caso se colocado, ele não se move.

O cinto abdominal que permite vários ajustes é o elemento mais importante para a escolha do tamanho, as tiras de ajustes e as alças acolchoadas dos ombros tornam o uso do colete mais agradável.

Existem modelos específicos de coletes equilibradores para mulher que não comprimem o peito e também adaptados a morfologia das crianças.


 

 A funcionalidade:

A necessidade de arrumações no colete equilibrado aumentará do mesmo modo que a autonômia do mergulhador.

Quanto maior o número de anéis no colete maior serão as possibilidades de arrumação mais isto influi sobre seu peso, tornando o mais pesado. Para resolver este problema, alguns coletes têm bolsos para lastros.


 

 A solidez e a resistência: 

Os coletes sofrem muitas pressões na superfície como debaixo da água. A solidez dos materiais varia conforme o colete.

Para controlar o critério de resistência, existe o índice « Costura ».

Quanto mais alto o índice costura, mais o colete é resistente e suscetível a maior durabilidade.

 

 

gilet stabilisateur choisir

 

Escolher seu colete em função da sua utilização:


Existem três tipos diferentes de prática de mergulho e cada um tem um colete mais adaptado.


 

1. O mergulho de lazer:

O colete mais adaptado para esta prática é o colete equilibrador chamado « clássico ». Insuflado nas costas e nas partes laterais e com um back pack permitindo prender o cilindro nas costas do mergulhador, proporciona conforto máximo.


 

2. Mergulho de viagem: 

Para este tipo de mergulho, prefira o colete « viagem ». Trata-se de um colete equilibrador « clássico » sem Back pack. É compacto, ligeiro e fácil de transportar o que induz menos conforto. Alguns estabilizadores clássicos já dispõem de back pack dobrável para conciliar compacidade e conforto. 


 

3. O mergulho técnico:

O uso de colete equilbrador « técnico » é aconselhado para os praticantes de mergulho técnico. Trata-se de um cabo de apoio com boias nas costas aumentando deste modo o espaço nos flancos.

Esta configuração favorece a posição horizontal do mergulhador debaixo da água. No entanto na superfície, esta posição pode se tornar incômoda.

O mergulhador tem de avançar de costas ou de barriga para baixo ao contrário de um colete equilibrador clássico que permite uma posição vertical na superfície.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
HAUT DE PAGE