COMO ESCOLHER SEU COLETE DE AUXÍLIO A FLUTUAÇÃO

 

Um colete de auxílio a flutuação só diminui o risco de afogamento, não garante o salvamento. Destina-se às pessoas que sabem nadar bem e que estão na proximidade da costa e da margem ou que dispõem de auxílio e socorro na proximidade. Sua utilidade é reduzida em águas agitadas, não pode proteger o usuário muito tempo e requer participação ativa.

Treine-se a utilizar este equipamento na água pelo menos uma vez por ano para determinar se este continua a proporcionar um meio de flutuação adequado.

É preciso ensinar a criança a flutuar com o auxílio a flutuação para ele compreender sua utilidade e seu modo de funcionamento.

Quanto as pessoas que não sabem nadar ou de pouca idade, é necessário vestir um colete salva-vidas (norma mínima: 100 Newtons)

Dois critérios são importantes para escolher seu colete, A segurança e o conforto.


 

1 Escolher seu colete de auxílio a flutuação de acordo com o regulamento:

O colete de auxílio a flutuação não é um colete salva-vidas! Implica que se saiba nadar !

Em veleiro e em caiaque, o regulamento impõe que cada pessoa a bordo disponha de um equipamento auxiliar de flutuação individual. Com uma flutuabilidade mínima de 50 Newtons para veleiro e 70 Newtons para caiaque.

 

Tipos de coletes homologados

 

Tipos de coletes de auxílio a flutuação

 

    

        

Colete jaqueta

 

     gilet poches

     

Colete com bolsos

    

izeber aide flottabilité

         

Colete izeber

 

Colete com fecho

 

Colete neoprene

 

 

 

2 Escolher seu colete de auxílio a flutuação de acordo com a norma:

Escolha o colete de auxílio a flutuação conforme seu peso, um colete de tamanho errado pode impedir sua eficiência.

Seu colete de auxílio a flutuação deve ter a marcação CE. O colete satisfaz aos requisitos da ISO 12402-5.(para os 50 aos 70 N, flutuabilidade expressa em Newton.)

Importante: 10 Newtons correspondem a 1,01 kg de força de flutuabilidade. 

Escolha o colete conforme seu peso:

Não esqueça de colocar a fita entre as pernas se seu colete tiver. 

Deve estar suficientemente ajustado no cinto para não deslizar até as axilas em caso de naufrágio (capotamento da embarcação).

Os coletes de 70 N devem ser utilizados em águas agitadas pela FFCK para a prática de caiaque, eles oferecem uma flutuabilidade melhor.

3 Escolher seu colete de auxílio a flutuação para o conforto:

Não esqueça de verificar seu equipamento  em condições!

Os coletes oferecem conforto e uma liberdade de movimentos diferente segundo os modelos:

Os que se abrem: Graças a um zíper ou a fechos plásticos, este tipo de colete é fácil de colocar, cuidado como os zíperes, podem travar (água do mar, areia). Pense em passar seu colete por água!

Os que se enfiam: São chamados coletes jaquetas, são fáceis de colocar e oferecem uma grande liberdade de movimentos de braços.

Os com bolsos: permitem levar instrumentos de sinalização (apito, espelho refletor) ou acessórios como uma câmera fotográfica em bolsa estanque.

Os de neoprene: oferecem uma liberdade de movimentos total e o corte ajustado ao corpo permite esquecê-los. Importa referir que o colete neoprene fica um pouco mais pesado do que a espuma quando está molhado.

Os que se usam também em terra : Os coletes IZEBER. Oferecem liberdade de movimentos, uma ajuda a flutualidade respeitando a norma 50 N, uma isolação térmica idêntica a um colete clássico e um visual urbano.

 

 

izeber veste aide flottabilité

 

Dica: não esquecer a pequena corda (cordão de segurança) que liga cada objeto ao seu colete para não os perder!

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
HAUT DE PAGE